Brexit. Plano de contingência português para a economia

por Alexandre Brito - RTP
Cenário à porta do Parlamento britânico registado pelo repórter de imagem da RTP que está no local António Antunes - RTP

O Governo vai aprovar na próxima quinta-feira, em Conselho de Ministros, o plano de contingência que está a ser preparado para responder à eventual saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo. O Executivo esteve hoje reunido com o Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia para apresentar o plano que prevê uma linha de 50 milhões de euros de apoio às empresas nacionais.

Para já são apenas cenários, até porque, apesar de improvável, o Parlamento britânico pode esta tarde aprovar uma saída ordenada da União Europeia.

Em conferência de imprensa, o ministro português dos Negócios Estrangeiros afirmou ao início da tarde que na próxima quinta-feira o Governo vai aprovar as medidas do plano de contingência relativas à economia e às empresas. "Portugal tem de se preparar para a circunstância de não haver um acordo de saída", disse Augusto Santos Silva.

As medidas que estão a ser preparadas, acrescentou, "têm a ver com dimensões que são resolvidas ao nível europeu - serviços financeiros, transportes, isenção de vistos concedidos aos cidadãos britânicos - mas há outras medidas que têm que ser resolvidas ao nível nacional, designadamente  medidas que permitam apoiar as empresas".

Nesse sentido, o ministro da Economia anunciou, logo de seguida, a criação de uma linha de financiamento às empresas de 50 milhões de euros para que "possam fazer face às adaptações necessárias relacionadas com a saída do Reino Unido" da União Europeia sem acordo.

Pedro Siza Vieira adiantou ainda que outras duas iniciativas passam pela "análise aos impactos que o Brexit pode ter na atividade exportadora de cada empresa" e "ações de divulgação das formalidades que passam a ser aplicáveis às relações comerciais entre o Reino Unido e as empresas portuguesas".

Ao nível do turismo, acrescentou o ministro da Economia, tendo em conta que o Reino Unido é o principal mercado para Portugal, o Governo vai "tentar assegurar a manutenção dos fluxos turísticos através de um conjunto de ações na qual se destaca uma campanha promocional junto dos turistas para fortalecer a imagem" de Portugal nesse mercado.
Tópicos
pub