Bruno Faria Lopes destaca surpresa dos dados do desemprego

por Sandra Henriques

Foto: Lusa

O diretor adjunto do Diário Económico afirma que os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) são uma boa notícia para os portugueses.

Ouvido pelo jornalista da Antena 1 Miguel Soares, Bruno Faria Lopes diz que os dados do INE não deixam de ser uma “surpresa grande” e que “há uma série de pequenos recordes que são ilustrativos”.

Por exemplo, este é o maior ritmo de descida do desemprego desde o início da série em 1998 ao nível de taxa e do número de pessoas.

Há vários motivos que poderão explicar estes dados, nomeadamente a forte atividade do turismo e a recuperação económica moderada que se verifica, a qual é liderada pelo consumo privado.

Bruno Faria Lopes defende que estes números demonstram uma tendência clara de melhoria do mercado de trabalho, embora a taxa de desemprego de elevada duração permaneça alta e não se possam fazer comparações simplistas com 2011.

Entre os dados que se devem ter em conta estão o elevado número de pessoas que emigrou nos últimos tempos e o facto de muitas pessoas que não têm emprego frequentarem ações de formação.

De acordo com o INE, a taxa de desemprego foi de 11,9 por cento de abril a junho, menos 1,8 pontos percentuais do que nos três meses anteriores e 2,0 pontos percentuais menos do que no período homólogo de 2014.
pub