Bruxelas revê em baixa previsões de crescimento da economia francesa

por Lusa

A economia francesa terá crescido 1,5% no ano passado, um recuo face aos 2,2% de 2017 e a tendência deverá manter-se este ano (1,3%), voltando a recuperar em 2020 (1,5%), segundo dados hoje divulgados por Bruxelas.

As previsões de inverno do executivo comunitário, hoje divulgadas, reveem em baixa os números que tinham sido avançados nas previsões do outono, divulgadas em novembro, e que apontavam para um crescimento de 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, de 1,6% este ano e 1,6% em 2020.

Segundo a análise da Comissão Europeia, depois de um arranque fraco, a economia francesa acelerou durante o verão passado, apesar de menos do que o esperado.

Bruxelas assinala ainda que os protestos sociais ocorridos no final de 2018 afetaram o crescimento do PIB.

Para 2019, Bruxelas antecipa uma forte recuperação do consumo privado no primeiro trimestre, que deverá manter-se gradualmente ao longo do ano.

As medidas orçamentais, incluindo as adotadas no final de 2018, e a quebra prevista na inflação deverão sustentar a subida do poder de compra em França e, consequentemente, o consumo privado.

Nas previsões de inverno, Bruxelas avança com uma taxa de inflação de 1,4% para este ano, abaixo dos 1,7% estimados em novembro, e de 1,7% para 2020, uma subida face aos 1,6% previstos no outono.
pub