C&A investe 860 mil euros na loja de Alfragide e passa a 29 unidades em Portugal
Lisboa, 19 Nov (Lusa) - A C&A investiu 860 mil euros na loja a inaugurar no Centro Comercial Alegro, em Alfragide, passando a ter 29 unidades em Portugal, um número que deverá chegar às 31 até final do ano.
O director da C&A em Portugal, António Mendes, avançou hoje à agência Lusa que a loja de Alfragide, a inaugurar na quarta-feira, terá um espaço de vendas de mil metros quadrados e 27 colaboradores.
Ainda este ano, a cadeia de origem holandesa, especializada em moda, desde vestuário a acessórios, pretende abrir mais duas lojas, uma em Castelo Branco e outra em S. João da Madeira, referiu António Mendes.
A C&A vai aproveitar a inauguração da loja do Alegro para uma acção de cariz social, uma vertente em que quer participar, entregando um donativo de 2.500 euros à Instituição Cooperativa de São Pedro de Barcarena, instalada na zona onde está localizada a nova unidade.
Está prevista a presença da apresentadora de televisão Fátima Lopes na cerimónia de inauguração, também marcada pelos descontos de 20 por cento aos clientes que efectuarem compras na C&A do Alegro.
Em meados de Julho, em entrevista à agência Lusa, o director da retalhista salientava esperar atingir as 50 unidades em Portugal em quatro anos e duplicar a actual quota de mercado de três por cento, com investimentos de 16 milhões de euros já definidos até 2008.
António Mendes adiantava que a estimativa de investimentos para 2007/08 atingia 16 milhões de euros, com a possibilidade de abrir 10 lojas no próximo ano.
No ano passado, o grupo investiu 18 milhões de euros em 11 lojas e adquiriu seis unidades da Maconde, marcando o início da sua estratégia de crescimento.
"A prioridade foi estar presente na Grande Lisboa e Grande Porto, a que se juntou Braga, Aveiro, Coimbra e Faro. Já estamos com projectos no litoral e nas segundas cidades, começamos agora a chegar às terceiras cidades e ao interior, com a loja de Castelo Branco", explicava na altura António Mendes.
Depois do acréscimo de 27 por cento da facturação no ano passado, para 100 milhões de euros, "queríamos manter um bom crescimento em 2007", acrescentava.
No conjunto da Europa, o grupo tem mais de 1.200 lojas, das quais 100 em Portugal e Espanha, é líder em países como a Alemanha, Holanda e Bélgica, e espera atingir seis mil milhões de euros este ano, contra 5,65 mil milhões no final de 2006.
Para desenvolver a actividade na Europa, a C&A conta com 1,25 mil milhões de euros para investir nos próximos seis anos, período em que pretende abrir entre 310 e 360 novas lojas entre 2007 e 2009.
Além da Europa, a empresa está em países como Brasil, Argentina e México.
A C&A Modas abriu a primeira loja em Portugal em 1991 e, actualmente, conta com 29 lojas.
O Centro Comercial Alegro, do grupo Auchan, foi inaugurado no dia 13 de Novembro, recebeu um investimento de 63 milhões de euros, tem uma área bruta locável de 39 mil metros quadrados, 120 lojas, 10 salas de cinema e 20 restaurantes.
EA/RRA.
Lusa/Fim