Câmara Comércio Luso-americana Nova Jersey homenageada
A actividade da Câmara do Comércio Luso-Americana de Nova Jersey (CCLANJ) vai ser homenageada pelo cônsul-geral de Portugal em Newark, Francisco Azevedo, durante uma recepção no próximo dia 25 de Maio, foi hoje anunciado.
Uma delegação da CCLANJ deslocou-se a Washington a 14 de Março para um encontro com o embaixador de Portugal na capital norte-americana, Pedro Catarino , do qual receberam promessas do maior apoio.
Vários elementos da CCLANJ desenvolvem a sua actividade na área da impo rtação e exportação, dando tratamento preferencial a Portugal como mercado abast ecedor.
Uma das empresas importadoras luso-americanas que tem a sede no estado de Nova Jersey é a firma luso-americana Triunfo Imports & Exports, responsável p or 15,5 milhões de euros em encomendas a Portugal na área das bebidas e géneros alimentares.
O comércio entre Portugal e os Estados Unidos tem tradicionalmente um s aldo positivo a favor de Portugal. Em Janeiro de 2006, Portugal exportou para os Estados Unidos mercadoria s no valor de cerca de 150 milhões de euros, cinco milhões dos quais relativos a alimentos e bebidas, um tipo de produtos tradicionalmente ligados a importadore s comunitários.
Segundo o Census Bureau, em 2005, Portugal comprou nos Estados Unidos c erca 850 milhões de euros em mercadoria (equipamento de transportes, computadore s, madeiras, produtos químicos, marisco e alimentos processados), mas, em contra partida, exportou para os Estados Unidos mercadoria no valor de 1,7 mil milhões de euros.
Os estados norte-americanos que mais exportam para Portugal são os de L ouisiana, California, Texas, Virginia, Nova Jersey e Pensilvânia.
Nova Jersey é, em geral, o 12º estado norte-americano com maior volume de exportações e o 8º com a maior economia entre os 50 estados norte-americanos.
Segundo o Departamento do Comércio norte-americano, 250.000 postos de t rabalho de Nova Jersey estão dependentes do comércio internacional.