Câmara de Ourém promove missão empresarial ao Brasil para captar investimento

Ourém, Santarém, 20 ago (Lusa) -- A Câmara de Ourém promove na próxima semana uma missão empresarial ao Brasil com o objetivo de captar investimento, disse hoje à agência Lusa o presidente dessa autarquia do distrito de Santarém.

Lusa /

"Vamos tentar convencer empresários a fazerem investimentos em Ourém", afirmou Paulo Fonseca, apontando as especificidades do concelho, localizado no centro do país e a cerca de uma hora de Lisboa, e detentor da marca Fátima, santuário onde afluem anualmente milhões de pessoas e conhecido mundialmente.

O autarca adiantou que "o concelho tem como estratégia política a internacionalização" e defendeu que esta não implica apenas exportar, mas também "importar melhor e ter uma presença para aproveitar as oportunidades que surgem".

Sobre o Brasil, onde Ourém realizou no passado idêntica iniciativa, Paulo Fonseca realçou as suas ligações "afetivas, culturais e linguísticas" com Portugal, mas também a existência naquele país de "milhões de pessoas com capacidade financeira".

"O Brasil regista agora alguma convulsão e há uma vontade de muitos empresários de fazer investimentos no estrangeiro", notou, considerando que Portugal, que tem agora pela frente mais um quadro comunitário de apoio, "é a porta de entrada da Europa e, ao investirem numa presença em Portugal, os empresários estão a investir numa presença na Europa".

No Brasil, Paulo Fonseca vai assinar um protocolo de intenções com o estado e a assembleia legislativa de Minas Gerais, e um convénio de cooperação entre aquelas entidades e as secretarias de Estado do Desenvolvimento Económico, do Turismo, da Cultura e do Desporto.

Será ainda assinado um protocolo de colaboração com uma empresa que vai acompanhar a ligação a Minas Gerais e, no mesmo estado, a comitiva, que parte no sábado e regressa a 29, vai ser recebida pelo prefeito de Ouro Preto.

No acordo de intenções, o estado de Minas Gerais e Ourém comprometem-se, entre outros aspetos, a apoiar a implementação de programas e projetos nos setores cultural, académico, turístico, económico e desportivo, estando contemplada a criação de um grupo gestor que desencadeará as ações para concretizar as ações.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Ourém adianta que a comitiva, que inclui vários empresários do concelho e a Associação Empresarial Ourém/Fátima, vai estar também no município de Barueri, estado de São Paulo, onde decorrerá uma reunião com a respetiva associação comercial e industrial.

Tópicos
PUB