Canadá terá uma só Bolsa de Valores após fusão de Toronto e Montreal
Toronto, 10 Dez (Lusa) - As Bolsas de Toronto e de Montreal anunciaram hoje uma fusão, avaliada em 1,3 mil milhões de dólares canadianos (876,3 milhões de euros), a qual dará origem a uma só Bolsa no Canadá.
Do processo de fusão, que se espera seja concretizado até final de Abril de 2008, resultará o Grupo TMX - a nova Bolsa de Valores no país.
Num comunicado hoje divulgado, o presidente executivo da actual Bolsa de Montreal, Luc Bertrand, frisou que "o novo grupo redefinirá os mercados de capitais canadianos e reforçará a sua posição à escala mundial".
A sede do novo TMX ficará localizada em Toronto, terá uma administração de 18 membros, cinco dos quais oriundos da Bolsa de Montreal, a serem designados.
Por sua vez, o mercado de derivados do TMX permanecerá em Montreal.
O acordo prevê que o presidente executivo do novo mercado financeiro seja Richard Nesbitt, actual presidente da Bolsa de Toronto, e Luc Bertrand, presidente executivo da Bolsa de Montreal, assumirá a vice-presidência executiva.
Nos termos do acordo de fusão, o grupo TSX (Bolsa de Toronto) irá comprar a totalidade das acções ordinárias em circulação da Bolsa de Montreal (MX), oferecendo em contrapartida 15,3 milhões de acções do TSX e 428 milhões de dólares canadiados (288 milhões de euros) em dinheiro.
Neste quadro, cada detentor de acções da Bolsa de Montreal poderá optar por receber 0,778 uma acção do TSX ou 39 dólares em dinheiro por cada título da Bolsa de Montreal que possua.
EF.
Lusa/Fim