Canal Panda reforça área de produção própria no próximo ano

O canal cabo infantil Panda vai reforçar em 2006 a área de produção própria, apresentando nos primeiros meses do ano dois formatos exclusivos para o mercado português, divulgou hoje a directora da estação, Isabel Mimoso.

Agência LUSA /

"A aposta em mais produções próprias e locais é uma peça fundamental da estratégia do canal, uma vez que é neste campo que conseguimos mostrar a nossa marca e transmitir os nossos valores positivos às crianças", afirmou a responsável num encontro com jornalistas hoje realizado em Lisboa.

"Panda Profissões" será o primeiro formato a ser conhecido pelo público da estação, com estreia marcada para 28 de Janeiro.

O programa, que terá uma duração média de seis minutos, irá mostrar todos os meses os aspectos de uma profissão, procurando responder às dúvidas das crianças e ao seu desejo de conhecer os detalhes do quotidiano de diversas actividades profissionais.

O primeiro episódio do formato será protagonizado pelo chefe de culinária Vítor Sobral, estando já prevista a participação de outros convidados especiais, entre os quais a actriz Sofia Alves.

Outra das apostas de produção própria será o programa "Panda Dicas", um formato que pretende sensibilizar as crianças e os pais para as questões de segurança, seja em casa, na escola ou no trânsito.

O programa será apresentado só em Fevereiro, com o primeiro episódio a ser dedicado à Segurança Rodoviária.

Com a introdução destes novos formatos, a estação de programação infantil passa a emitir um total de cinco programas próprios e exclusivos para o público português.

A nova temporada do canal será igualmente marcada pela aquisição dos direitos de transmissão de alguns sucessos infantis, como é o caso da série "Noddy", e de alguns formatos especiais, dos quais se destaca uma produção inspirada no Mundial de Futebol 2006.

O canal, que celebra em Maio do próximo ano 10 anos de emissões em Portugal, tem como público-alvo os telespectadores com idades compreendidas entre os quatro e os 14 anos.

Produzido em exclusivo para o mercado português, o Panda emite actualmente 16 horas de programação, tendo sido a segunda estação mais vista no total dos canais temáticos cabo com uma quota de 7,5 por cento durante este ano, segundo os dados fornecidos pela Multicanal, produtora espanhola responsável pelo canal infantil e que emite em Portugal outros canais, como o Odisseia, The Biography Channel e o Hollywood.

No campo dos canais infantis, o Panda liderou as audiências, no mesmo período, com uma vantagem superior a 73 por cento em comparação ao Disney Channel (3,7 por cento de quota) e Cartoon (1,8 por cento), segundo os mesmos dados.

PUB