Capitais de risco Inovcapital e Beta SCR investem 850 mil euros na Gene PreDit
Lisboa, 23 Jan (Lusa) - As empresas de capital de risco Inovcapital e Beta SCR investiram 850 mil euros na Gene PreDit, o que representa "mais um passo no desenvolvimento da biotecnologia em Portugal", considerou hoje o presidente da Beta, Roberto Branco, em comunicado.
Este investimento pretende financiar nos próximos cinco anos o projecto de desenvolvimento da Gene PreDit, empresa constituída em 2006, no Biocant Park (o primeiro parque biotecnológico nacional), referem as empresas em comunicado.
A Gene PreDit é uma start-up na área da biotecnologia, "um sector emergente e em franca expansão a nível mundial, e onde Portugal tem revelado competências específicas", disse Luís Filipe Costa, presidente da comissão executiva da Inovcapital, citado no comunicado.
De acordo com a nota de imprensa, a Gene PreDit pretende, a longo prazo, desenvolver novas metodologias para identificação de novos alvos terapêuticos para doenças com elevada incidência a nível mundial, novas aplicações de compostos farmacológicos e ainda o desenvolvimento de novos testes de diagnóstico, através de tecnologias mais avançadas.
Nuno André Faustino, presidente da Gene PreDit, também citado no comunicado, adianta que "este investimento foi crucial para a continuidade do projecto de I&D [Inovação e Desenvolvimento]" da empresa.
A Inovcapital é uma empresa de capital de risco de referência do Ministério da Economia e da Inovação, participando no capital de 102 empresas.
A Beta - Sociedade de Capital de Risco, S.A., fundada em 2003, apoia projectos com "propriedade intelectual sólida, forte liderança e posicionamento diferenciado", refere o comunicado.
TZC.