Carrefour mantém decisão de não repercutir aumento do IVA em produtos brancos

Os hipermercados Carrefour vão manter a decisão de não repercutir a subida do IVA de 19 para 21 por cento a cerca de 700 produtos alimentares, de higiene e limpeza, anunciou hoje a empresa.

Agência LUSA /

Em comunicado, a Carrefour Portugal diz que decidiu prolongar até ao final do ano a decisão tomada em Julho de 2005 de não repercutir o aumento do IVA de 19 para 21 por cento, decidido pelo Governo, nos produtos alimentares, de higiene pessoal e de limpeza com as marcas Carrefour e 1.

Diz também que vai baixar até 15 por cento os preços de 36 tipos de produtos de grande consumo alimentar e de higiene.

A redução dos preços, que se iniciará a 16 e vai vigorar o resto do ano, varia entre os 8,3 por cento e os 15,57 por cento e engloba cervejas, águas, leite, iogurtes, congelados, conservas, bolachas e detergentes.

Fonte oficial da Carrefour Portugal disse à agência Lusa que o objectivo destas decisões é permitir aos clientes destes hipermercados, "num período económico difícil, que possam manter o poder de compra e o nível de vida".

"As repercussões que isto possa vir a ter nas vendas são secundárias e serão os nossos clientes a decidir se querem optar pelos nossos produtos", acrescentou a mesma fonte.

PUB