Carrefour nega ter vendido brinquedo perigoso que Deco diz ter encontrado
O Carrefour negou ter tido alguma vez à venda o brinquedo Roda da Moda Polly considerado perigoso e mandado retirar do mercado pelo fabricante Mattel, que a Deco disse ter encontrado à venda naquele hipermercado.
A associação dos consumidores divulgou hoje que na passada quarta-feira visitou 10 lojas na zona da grande Lisboa e descobriu no Carrefour de Telheiras "um dos brinquedos que já não deveria estar à venda: a Roda da Moda Polly".
Segundo o Carrefour, naquele hipermercado não estava à venda o brinquedo cuja retirada foi solicitada pela Mattel, a Roda da Moda Polly com a referência J1660.
"O referido brinquedo não estava à venda em nenhuma loja do Carrefour Portugal, conforme foi solicitado pela Mattel", disse à Agência Lusa o responsável pelas relações externas do hipermercado, acrescentando que o brinquedo que estava à venda tem a mesma designação - Roda da Moda PollY - mas tem uma referência diferente (J1661).
"Mesmo assim, contactámos a Mattel, que nos voltou a informar que as referências que tinham que ser retiradas eram as que se encontravam na lista de artigos enviados por eles. Perguntámos sobre a venda da referência específica (J1661) e os mesmos afirmaram que esta não teria que ser retirada. Não obstante, o Carrefour decidiu retirar por sua iniciativa a referida referência para não causar qualquer tipo de confusão entre os nossos clientes", acrescentou a mesma fonte.
A Deco afirmou também ter alertado o Carrefour para a situação quando encontrou o referido brinquedo à venda em Telheiras.
Contudo, esta informação é igualmente negada pela multinacional francesa: "ninguém responsável por este assunto no Carrefour foi contactado pela Deco".
A 14 de Agosto, a Mattel avisou os respectivos clientes para retirarem das prateleiras das lojas um conjunto de brinquedos que poderiam ser perigosos para as crianças, por conterem pequenos ímanes susceptíveis de serem ingeridos, e tinta potencialmente tóxica, devido às elevadas quantidades de chumbo.
Na passada quarta-feira, a Deco visitou 10 lojas de brinquedos na zona da grande Lisboa e afirma ter encontrado um desses brinquedos à venda no Carrefour de Telheiras.