Carris Hoteles Porto Ribeira abre a 9 de março
Porto, 03 mar (Lusa) -- A cadeia Carris Hoteles abre, a 09 de março, na Ribeira, o seu primeiro hotel no Porto, de quatro estrelas e com 90 quartos para acolher excursionistas espanhóis que não dormem na cidade por falta de alojamento.
"Notamos que há muitos turistas que não ficam a dormir na cidade. São excursionistas que vão até ao Porto mas não ficam e queremos converter esses excursionistas, sobretudo espanhóis, em turistas que realmente possam ficar na cidade", disse à Lusa Jorge Jañes, diretor de operações da cadeia Carris Hoteles.
O novo hotel a abrir na Ribeira do Porto, que correspondeu a um investimento de 14 milhões de euros com apoios QREN, reúne "cinco prédios com alturas diferentes que estão interligados por passadeiras e até uma viela transitável, que é uma das singularidades do edifício".
"É uma reabilitação de cinco prédios na ribeira do Porto, uma reabilitação em que respeitamos a fachada dos prédios. Foi um trabalho complicado para conseguir um resultado maravilhoso", explicou o responsável.
O hotel criou 40 novos postos de trabalho, todos ocupados por portugueses.
A escolha do Porto para a abertura do primeiro hotel não foi ocasional, com o responsável a explicar que a cidade é uma "extensão natural e um mercado" da Galiza, local onde se encontra sediada a cadeia de hotéis.
Acrescentou que o Porto "tem muitas possibilidades a nível turístico", salientando as "muitas possibilidades de crescimento a nível de congressos, city breaks e turismo de fim de semana".
Para além dessas características, Jorge Jañes destaca que "a Ribeira [do Porto] é um espaço onde praticamente não há hotéis", sendo esta "uma maneira de a valorizar e de começar a ajudar" a sua reabilitação.
O novo empreendimento, "que respeitou muito o caráter da Ribeira do Porto", tem uma área de seis mil metros quadrados, 90 quartos "todos com propriedade de quatro estrelas", restaurante com show-cooking, três áreas de reunião, ginásio e bar de tapas.
"Praticamente concluído", o Carris Hoteles Porto Ribeira tem já reservas feitas, esperando-se uma taxa de ocupação acima dos 65 por cento "no final do ano".
Os quartos terão preços desde os 80 euros por noite até aos 180/190 euros por uma suite.
"Achamos que o resultado final é muito bom", afirmou o responsável pela cadeia que está já a pensar "em novas unidades hoteleiras no Porto", nomeadamente na "área da baixa", onde "falta oferta hoteleira".