Cavaco Silva apela à reabilitação do Solar da Rede depois de pedido de ajuda dos funcionários

Mesão Frio, 16 mar (Lusa) -- O Presidente da República disse hoje esperar "que se volte a pensar na reabilitação" do Solar da Rede, encerrado desde janeiro, depois de ter sido interpelado pelos funcionários que, com salários em atraso, lhe pediram "ajuda".

Lusa /

"Senhor Presidente, ajude-nos por favor", gritaram os trabalhadores à passagem de Cavaco Silva, que hoje iniciou uma visita de dois dias aos distritos de Vila Real e Bragança, e esta tarde inaugurou um centro escolar em Mesão Frio.

Empunhando cartazes onde podia ler-se "Abandonados, ignorados pelo grupo CS", "Queremos a reabertura do Solar da Rede", "Queremos trabalhar" e ainda "Queremos os nossos direitos", trinta funcionários daquele empreendimento concentraram-se hoje frente à unidade hoteleira para reivindicar os três salários em atraso.

Inserido no grupo CS, o Solar da Rede, hotel de cinco estrelas, fechou no início de janeiro -- altura a partir da qual a água e eletricidade estão desligadas -- mas os funcionários continuam a apresentar-se diariamente no posto de trabalho.

Aproveitando a visita de Cavaco Silva a Mesão Frio, os trabalhadores pediram ajuda ao Presidente da República, que respondeu lembrando ter estado "várias vezes" naquela unidade hoteleira com "uma localização extraordinária" e que é "um edifício muito bonito com uma vista fabulosa sobre o rio".

"Espero que se volte a pensar na reabilitação", assinalou Cavaco Silva.

O Solar da Rede integra a lista de unidades do grupo CS que foram entregues à banca no âmbito de um processo de saneamento financeiro do grupo.

A Hersal, holding do grupo CS, assinou em dezembro um acordo com três bancos (Millennium BCP, Banco Popular e Banco Espírito Santo) para o "saneamento financeiro" das entidades detidas pelo grupo de Carlos Saraiva.

A CS Hotels, Golf & Resorts resolveu concentrar a sua atividade em sete hotéis, três dos quais estarão em funcionamento só a partir da Páscoa.

Tópicos
PUB