Cavaco Silva na Beira Baixa pelo sucesso e inovação
Mostrar exemplos de sucesso e inovação numa das regiões mais periféricas do país é o grande objectivo do Presidente da República na visita que realiza hoje e amanhã à Beira Baixa. Cavaco Silva realiza mais um dos seus roteiros, este dedicado às Comunidades Locais Inovadoras.
Depois de uma primeira etapa do roteiro que levou o chefe de Estado até ao distrito de Aveiro, o segundo Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras começou com a inauguração do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, situado no Parque Industrial de Castelo Branco, que passará a prestar localmente um apoio de carácter científico, servindo simultaneamente como um "pólo de conhecimento e desenvolvimento científico".
A manhã de Cavaco Silva passou ainda pela visita a duas empresas - a Danone e a Lusitana - que, tendo resistido às "tentações de deslocalização" e assumindo uma elevada responsabilidade social conseguem, ainda assim, ser líderes de mercado nos respectivos sectores.
O Roteiro presidencial terá novas visitas da parte da tarde com o Chefe de Estado a seguir para o Fundão onde verá a qualidade do trabalho em duas empresas que operam no sector agroalimentar.
O Presidente da República estará na Beirabaga, que produz, quase integralmente para exportação, amoras, framboesas e mirtilos, e a Damar que fabrica um queijo apontado em 2008 como um dos 100 melhores do mundo para acompanhar vinho por duas das mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade.
Maia tarde a comitiva segue para a Covilhã para uma deslocação à empresa Paulo de Oliveira SA que tem conseguido resistir, através da inovação, à concorrência dos têxteis produzidos na Ásia.
O dia terminará com uma deslocação a uma unidade hoteleira de sucesso nas termas de Unhais da Serra, o H2OTEL, e depois em Belmonte onde Cavaco Silva verá um bom exemplo de inovação cultural: o Museu dos Descobrimentos que traduz a aposta do município local no turismo cultural.