CDU preocupada com "montantes elevados" gastos em ajustes diretos na Câmara do Porto

Porto, 23 fev (Lusa) -- O vereador da CDU na Câmara do Porto demonstrou hoje "preocupação" com os "montantes elevados" gastos na contratação de prestação e aquisição de serviços que são aprovados nas reuniões do executivo.

Lusa /

Em declarações aos jornalistas no final da reunião privada de hoje do executivo, Pedro Carvalho disse que "começa a ser um conjunto de dezenas de milhares de euros com muito pouco escrutínio do que realmente significam".

Na reunião desta manhã, o executivo aprovou a proposta de emissão de parecer prévio vinculativo relativamente a diversos contratos de prestação e aquisição de serviços.

Para o comunista, estas despesas tinham que ser claramente justificadas, designadamente quanto à "sua pertinência e a sua opção".

Entre as despesas apresentadas hoje surgem, por exemplo, 65 mil euros para a Essência dos Eventos, para que represente a autarquia num festival gastronómico na Corunha, e 40 mil euros para a SKA Publicidade, "para divulgação da marca Porto.", especificou, considerando que "há a questão política de fiscalizar as opções que estão a ser tomadas" na autarquia.

Pedro Carvalho referiu que deverão ser colocadas prioridades quando se fala em contenção.

"Quando nos dizem que não existem 150 mil euros para requalificar uma rua ou que não existem 200 mil para erradicar um terreno devoluto que tem barracas, e somos capazes de gastar isto em serviços externos numa só sessão de câmara, é óbvio que temos que escrutinar muito bem o que está aqui [a ser feito por uma entidade externa] e que não podia ser feito pela Câmara", sustentou.

O comunista referiu ainda que, mais tarde, há também um exercício que precisará se ser feito: contabilizar estes ajustes para saber quanto foi gasto e para quem foi.

Tópicos
PUB