Última Hora
Espanha. Após cinco dias de reflexão, Pedro Sánchez anuncia que não se demite

Centeno fora da ronda de votação de sexta mas pode continuar na corrida ao FMI

por RTP
A disponibilidade de Centeno para fazer parte de uma solução - de consenso - poderá cair para o lado do governante português num cenário em que os números requeridos não sejam atingidos Piroschka Van De Wouw - Reuters

O ministro português das Finanças confirmou esta quinta-feira que não está na ronda de votação desta sexta-feira ao cargo de diretor-geral do Fundo Monetário Internacional. A decisão não significa, contudo, que tenha descartado a possibilidade de chegar à liderança. A votação já está a decorrer.

"Devemos procurar consensos. Quero contribuir para isso, pelo que decidi não participar nesta fase do processo - a votação de amanhã", escreveu Mário Centeno na rede social Twitter.


O candidato da União Europeia ao FMI será votado esta sexta-feira logo às 7h00 e, até há pouco, Centeno era um dos cinco candidatos.

Todavia, na rede social Twitter, o ministro das Finanças anunciou que não fará parte desta ronda, mas que está disponível para trabalhar numa solução que seja aceitável para todos.

A escolha do sucessor de Christine Lagarde implica maioria qualificada reforçada, o que pode levar a várias votações.

O vencedor terá de reunir o consenso de pelo menos 21 Estados-membros, que representem à volta de 65 por cento da população da União Europeia.
Fecha-se a porta, abre-se uma janela

A disponibilidade de Centeno para fazer parte de uma solução - de consenso - poderá cair para o lado do governante português num cenário em que os números requeridos não sejam atingidos.

Existe, de facto, essa possibilidade de nenhum dos candidatos conseguir os números exigidos e tornar-se necessário encontrar um nome que reúna o consenso mais do que essa maioria qualificada requerida. É neste cenário que podemos encontrar sentido para a disponibilidade manifestada por Mário Centeno.

Os nomes que se interpõem entre Centeno e a liderança do FMI serão de momento Jeroen Dijsselbloem, antigo ministro das Finanças da Holanda e antecessor de Centeno como presidente do Eurogrupo, Kristalina Georgieva, diretora do Banco Mundial, e Olli Rehn, governador do Banco da Finlândia, antigo comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros por altura dos resgates da troika.

Fora da corrida à liderança do FMI são dados Centeno, com a reserva de vir a apanhar o comboio numa fase posterior, e Nadia Calviño, ministra espanhola da Economia.
Tópicos
pub