Em direto
Os danos e a evolução do estado do tempo

Centeno no BCE? Governo apoia sempre candidatura de portugueses, diz ministro das Finanças

Centeno no BCE? Governo apoia sempre candidatura de portugueses, diz ministro das Finanças

O ministro das Finanças disse quarta-feira que o Governo "vê sempre com satisfação" que um português concorra a um alto cargo europeu. Já o primeiro-ministro prometeu defender uma "boa representação" de Portugal.

RTP /
Foto: Nuno Patrício - RTP

Foi a resposta do governante sobre a eventual candidatura de Mário Centeno a vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).

"O Governo, naturalmente, como acontece sempre - e como aconteceu, por exemplo, com o doutor António Costa [ex-primeiro-ministro ministro, atual presidente do Conselho Europeu] recentemente - vê sempre com satisfação quando um português pode chegar a um cargo internacional", disse Joaquim Miranda Sarmento.

Falando à chegada à reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, o ministro português da tutela disse que "a satisfação é igual para todos" e também aconteceria perante uma candidatura do ex-governador do Banco de Portugal.

Salientou no entanto que "ainda é extemporâneo" falar de nomes, dado que no encontro de hoje apenas será divulgado o calendário para a sucessão de Luis de Guindos, que termina o cargo em junho de 2026.
"Salvaguardar a melhor posição para Portugal"
Sobre o mesmo tema, o primeiro-ministro não falou diretamente no nome de Mário Centeno, mas garantiu "especial empenho" de Portugal assim que o processo seja iniciado.

Prometeu "sentido de responsabilidade" com o objetivo "de ter uma boa representatividade".

Questionado se a atitude seria a mesma como aquando da candidatura de António Costa ao Conselho Europeu, Luís Montenegro respondeu afirmativamente.

"Com certeza. Será sempre com o intuito de poder salvaguardar a melhor posição possível para Portugal", asseverou.

Luís Montenegro falava após ter discursado na sessão de abertura da conferência "Capital Markets Day", na Culturgest, em Lisboa.

c/ Lusa

PUB