Centro Distribuição Produtos Brasileiros inaugurado dia 20 em Vialonga

O Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros em Portugal, localizado em Vialonga, vai ser inaugurado a 20 de Junho, iniciando-se depois o processo de selecção das 80 empresas a instalar naquele espaço, disse hoje fonte da APEX.

Agência LUSA /

A responsável pela Comunicação da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX), Ana Claudia Barbosa avançou hoje à agência Lusa que a partir do momento da inauguração vão começar a ser analisadas as candidaturas das 165 empresas brasileiras que mostraram interesse em instalar-se em Vialonga.

A escolha vai recair sobre 80 empresas, de vários sectores, já que é esta a capacidade inicial do espaço alugado pela APEX, referiu Ana Claudia Barbosa, que admite o alargamento da área, no futuro, "se o sucesso da iniciativa e o interesse do meio empresarial o justificar".

A responsável da APEX acrescentou que, embora não exista um prazo para a escolha das 80 empresas, acredita que será um processo rápido "porque há muito interesse tanto das empresas como do próprio centro" em resolver a situação e iniciar negócios.

Na cerimónia de inauguração onde são esperados os ministros brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Luiz Fernando Furlan, e português da Economia e Inovação, Manuel Pinho, segundo uma informação da APEX.

Os presidentes da APEX-Brasil, Juan Quirós e do Icep, João Marques da Cruz também vão participar no evento.

O início do funcionamento do Centro de Distribuição já tinha tido outras datas marcadas, a última a 12 de Junho, avançada em meados de Abril, a quais não vieram a confirmar-se.

O Centro de Distribuição, que abrange uma área de dois mil metros quadrados, será por 80 empresas brasileiras que fazem parte da lista das interessadas e representam 20 sectores de actividade económica.

A estrutura resulta de um investimento de 280 mil euros e prevê a criação de 450 postos de trabalho directos.

Vialonga foi escolhida entre outras localizações possíveis com base no preço do aluguer do espaço, a proximidade do aeroporto e do porto marítimo de Lisboa.

O Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros de Lisboa vai acolher empresas de acessórios de piscinas, alimentos industrializados, rações animais, artigos desportivos, auto peças, brinquedos, cachaça, cafés, moda, construção civil e equipamentos médicos e hospitalares.

Este centro, que começou a ser negociado há quase um ano, vai servir o mercado ibérico e o africano.

A APEX tem a funcionar três centros de distribuição de produtos brasileiros (um no Dubai, um em Miami e outro em Frankfurt).

PUB