Cervejeiras investem este ano quase 5ME no patrocínio a eventos e festivais de música

As marcas de cerveja mais vendidas em Portugal, Sagres e Super Bock, vão investir este ano, no conjunto, quase 5 milhões de euros no apoio a eventos e a festivais de música portugueses, mas também em outros mercados.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A Sagres, da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, vai patrocinar este ano um total de 3 mil eventos por todo o país, o que vai representar um investimento de 2 milhões de euros, afirmou hoje à agência Lusa fonte oficial da empresa.

O festival AliveOptimus, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo no Passeio Marítimo de Algés, as Festas de Lisboa, o Festival da Francesinha (Porto), o Sagres Porto Sound e o Festeja Braga/Festival da Cerveja são alguns dos eventos onde a cerveja Sagres vai marcar presença durante o Verão.

Mas, o evento mais importante para a marca está agendado para o próximo dia 15 de Junho, na zona da Ribeira do Porto.

Com o objectivo de reforçar a proximidade da marca com o público mais jovem e de dar continuidade à ligação já estabelecida com o mundo da música, a Central investiu este ano no "Sagres Encontra-te Aqui Porto 2007", um evento que vai juntar, numa única noite, espectáculos multimédia e actuações de conhecidos Djs, com destaque para o holandês Tiesto.

Outro dos atractivos do evento, de entrada livre, vai ser a apresentação do maior bar do mundo, com uma dimensão de cerca de 100 metros, de acordo com a empresa, cujas expectativas de adesão apontam para cerca 100 mil pessoas.

O apoio da Sagres a estes e a outros eventos no decorrer deste ano vai corresponder a um volume de 3 milhões de litros de cerveja, uma quantidade que dariam, por exemplo, para encher uma piscina olímpica com 50 metros de comprimento.

Com um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros, a Super Bock fechou, até ao momento, o patrocínio de 7 festivais de música, distribuídos por Portugal, Espanha e Angola, disse hoje à Lusa fonte oficial da Unicer.

Depois de ter sido a "cerveja oficial" do Creamfields, evento que decorreu no passado dia 19 de Maio em Lisboa, a marca da Unicer vai estar presente no Super Bock Super Rock (28 de Junho e 3,4 e 5 de Julho), no TMN/Sudoeste (Zambujeira do Mar) e no Super Bock Surf Fest (Sagres).

Para a Super Bock, a presença nos principais festivais de música constitui "uma ferramenta importante de comunicação", uma vez que promove "a aproximação da marca aos seus consumidores" e é "uma fonte de orgulho na forma como esta se afirma internacionalmente, veiculando os valores universais da música que são uma parte integrante desta marca líder", referiu a mesma fonte.

Sem revelar os litros de cerveja disponibilizados para estes eventos, a Unicer salientou que esta estratégia da marca tem vindo a ser "valorizada pelos consumidores" e que o futuro irá passar pela defesa da "liderança da marca Super Bock na área da música".

Uma aposta da empresa que já ultrapassou as fronteiras de Portugal, com a marca a investir em Espanha, festivais Festigal (Galiza) e Regqae Music Foundation (Corunha), e em Angola, onde já realizou três edições do Super Bock Super Rock Angola.

O mercado angolano é também um dos destinos da estratégia de apoios da cerveja Sagres.

Apesar de não assumir uma política de patrocínio específica para Angola, a marca da Central de Cervejas tem vindo a apoiar, por exemplo, a Selecção de Futebol angolana e a Trienal de Luanda, bem como acções de cariz social, como foi o caso dos meninos de Jamba Mineira (um dos distritos da província da Huíla, no Sul de Angola, com graves carências sociais e económicas).

PUB