CESL Ásia e Magpower investem 20 milhões em duas centrais de energia solar em Portugal
Macau, China, 12 dez (Lusa) - A CESL Ásia anunciou hoje um investimento de cerca de 20 milhões de euros em parceria com a Magpower na construção de duas centrais de produção de energia solar em Portugal que terão uma capacidade de seis megawatts.
"As duas centrais vão ficar localizadas no sul do país, terão uma capacidade global de seis megawatts e vão começar a injetar energia na rede no primeiro trimestre do próximo ano", explicou à agência Lusa António Trindade, presidente do grupo CESL Ásia, sedeado em Macau.
O mesmo responsável salientou que a escolha do parceiro Magpower, empresa portuguesa, ficou a dever-se aos "vários anos de cooperação" entre as duas companhias e também porque a "Magpower possui o melhor conhecimento na denominada terceira geração de produção de energia solar".
"É uma aposta para Portugal, mas que se estende a Macau e se projeta na China porque criámos também uma empresa local de forma a abrir mais uma janela de expansão da nossa carteira de negócios e potenciar Macau como plataforma das novas tecnologias de produção de energia solar para a China", acrescentou ao destacar que o projeto da CESL Ásia tem o apoio do Banco Nacional Ultramarino.
António Trindade revelou que a empresa está já a trabalhar com as autoridades chinesas no âmbito da cooperação na produção de energias limpas.
"Pretendemos usar a tecnologia da Magpower na contribuição de Macau para as novas energias na China e estamos já a conversar com as autoridades de Goldmud, na província de Qinghai, o berço da energia solar na China, e estou convencido que poderemos contribuir com a nossa experiência e capacidade para desenvolver e aplicar soluções inovadoras e práticas de energias verdes para o consumo público e privado na China, Macau e nos países de língua portuguesa", afirmou.