China assegura que a sua dívida pública está "sob controlo"

A dívida dos Governos central e local da China alcançou os 38,7% do Produto Interno Bruto do país e está "sob controlo", disse hoje o ministro chinês das Finanças, Xiao Jie.

Lusa /

No total, a dívida do Estado chinês somava 27,33 biliões de yuan (3,77 biliões de euros), no final do ano passado, disse Xiao em conferência de imprensa.

"Os riscos da dívida da Administração chinesa estão, no geral, sob controlo", assegurou o ministro das Finanças, que recordou que a previsão de crescimento económico do país para este ano, de 6,5%, suporta essa política de expansão moderada.

Xiao sublinhou ainda que "o nível de dívida do Governo chinês é relativamente baixo, face a outros países, o que deixa uma margem suficiente para possíveis ajustes" na política económica.

No domingo, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, anunciou uma redução dos impostos para as empresas no valor de 350.000 milhões de yuan (47.700 milhões de euros) e a redução de 200.000 milhões de yuan (27.300 milhões de euros) em taxas diversas.

Xiao Jie destacou hoje que as autoridades locais vão continuar com o seu programa de redução da dívida, lançado em novembro passado, e que inclui, entre outros pontos, o lançamento de emissões de títulos em troca de dívida.

PUB