Chinesa Lenovo compra divisão de PC da IBM
O Grupo Lenovo, maior produtor chinês de computadores pessoais (PC, na sigla em inglês), anunciou hoje a aquisição da divisão de portáteis e computadores de mesa da empresa norte-americana IBM.
A aquisição da divisão de PC da IBM tornou a Lenovo na terceira maior fabricante de computadores pessoais do Mundo, quando antes ocupava a oitava posição.
O negócio foi selado por um valor de 1,25 mil milhões de dólares (933 milhões de euros), dos quais cerca de metade em dinheiro e outra metade numa parcela de 18,9 da Lenovo para a IBM.
"A Lenovo anuncia a aquisição do sistema de computadores pessoais da IBM por um preço de 1,25 mil milhões de dólares", declarou o presidente da empresa chinesa, Liu Chuanzhi, em conferência de imprensa.
"A divisão que comprámos inclui todo o negócio mundial de computadores de mesa e portáteis", acrescentou.
"Isto irá tornar a Lenovo na terceira maior companhia de computadores pessoais do Mundo, com receitas anuais de mais de 10 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros)", referiu Liu.
A IBM detém actualmente um terço do mercado mundial de computadores pessoais, com uma parcela de 5,6 por cento, sendo que a divisão de portáteis e computadores de mesa representava cerca de 12 por cento das receitas anuais do grupo norte-americano.
O mercado mundial de PCs é actualmente dominado pela Hewlett- Packard, com uma parcela de 17 por cento, seguida da Dell, com 15 por cento.
Antes de selar o acordo com a IBM, a Lenovo, ou Lianxiang, conforme o nome em chinês, detinha dois por cento do mercado mundial.
Este negócio da Lenovo (até ao ano passado denominada Legend) é uma das maiores aquisições de sempre por parte de uma companhia do gigante asiático.