Cidadãos por Coimbra espera que sistema de mobilidade do Mondego sirva populações

Coimbra, 02 jun (Lusa) -- O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) espera que a solução hoje apresentada para a mobilidade de pessoas na área do Ramal da Lousã e na cidade de Coimbra sirva realmente para "resolver os problemas das populações".

Lusa /

"Se este sistema de mobilidade resolver vários dos problemas da cidade de Coimbra, sem comprometer soluções mais efetivas no futuro, não podemos deixar de nos regozijar", disse Jorge Gouveia Monteiro, candidato à Câmara de Coimbra, nas próximas eleições autárquicas, pelo CpC.

Jorge Gouveia Monteiro falava aos jornalistas, hoje, na Câmara de Coimbra, à margem da sessão de apresentação da solução para o Sistema de Mobilidade do Mondego, por técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da Infraestruturas de Portugal (IP), com a presença do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques (idênticas sessões tiveram lugar, durante a manhã, nas câmaras municipais de Lousã e Miranda do Corvo).

A solução -- `Metrobus` -- prevê a introdução de autocarros elétricos no canal do ramal ferroviário da Lousã, que circularão em via dedicada, e na cidade de Coimbra, assegurando designadamente ligações ao Centro Hospitalar e Universitário e à estação ferroviária de Coimbra B (Linha do Norte).

"Distanciamo-nos de posições de desvalorização" da solução hoje apresentada, disse Jorge Gouveia Monteiro, recordando que a cidade e região têm, há muitos anos, necessidade de resolver os seus problemas de mobilidade.

Coimbra está "afogada em automóveis" e é de assinalar que "à beira de eleições" tenha sido "anunciado um projeto de mobilidade" de pessoas em vez de um plano que contribua para sobrecarregar o centro de trânsito, disse o candidato do CpC e antigo vereador da Câmara de Coimbra.

Tópicos
PUB