Cidade de Pittsburgh recebe os mais ricos do mundo
O grupo dos 20 países mais ricos do mundo reúne-se a partir de hoje na cidade norte-americana de Pittsburgh. Na agenda está o debate da estratégia para retirar os estímulos às economias, a reforma do sistema financeiro e o proteccionismo no comércio. Como sempre acontece nestas reuniões são fortes as medidas de segurança.
Presentes na reunião vão estar a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e ainda a Comissão Europeia.
Este grupo, denominado pelo G20, é responsável por cerca de 90 por cento do PIB mundial, 85 por cento do comércio global e por dois terços da humanidade.
A estratégia para retirar os estímulos às economias, a reforma do sistema financeiro e o proteccionismo no comércio são os principais temas da cimeira de Pittsburgh.
Uma reunião que ocorre um dia depois da Comissão Europeia ter proposto, em Bruxelas, o reforço da supervisão do sector financeiro europeu através da criação de novos organismos que irão, a partir de 2010, detectar riscos para o sistema e tomar medidas em situações de emergência.
A ser aprovado pelos Estados-membros, este projecto cria um novo organismo, o Comité Europeu do Risco Sistémico (CERS), que será responsável por detectar riscos para o sistema financeiro e emitir alertas para que sejam tomadas medidas rapidamente.
A proposta estabelece ainda o Sistema Europeu de Supervisão Financeira (SESF), uma rede de supervisores nacionais e ainda três autoridades de supervisão da União Europeia que irá cobrir os sectores da banca, dos mercados de capitais e dos seguros e pensões profissional.
O português Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, já afirmou a propósito desta proposta que o novo sistema europeu irá também "inspirar" a criação de um outro mais global que espera que seja aprovado na reunião do G20 que hoje se inicia em Pittsburgh.