Cimeira Europeia convocada para terça-feira em Bruxelas

Jean Claude Jucker faz um comunicado muito curto e anuncia consultas com os "outros" 18 líderes da zona euro para conferenciar na segunda-feira com os presidentes da cimeira da zona euro, Eurogrupo e Banco Central Europeu.

Raquel Morão Lopes - Antena 1 /

Foto: Reuters

Num curto comunicado divulgado hoje ao final da noite, em Bruxelas, a Comissão Europeia indica que "toma nota e respeita o resultado do referendo na Grécia", que se saldou numa vitória do 'não' à proposta das instituições, e dá conta das "consultas" que Jean-Claude Juncker está a fazer e que vai prosseguir até terça-feira, não havendo qualquer referência a contactos com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

"O presidente Juncker está a consultar hoje e amanhã (terça-feira) os líderes democraticamente eleitos dos outros 18 membros da zona euro, assim como os líderes das instituições da UE", indica o comunicado, acrescentando que o presidente da Comissão manterá uma teleconferência com o presidente da cimeira da zona euro, Donald Tusk, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e o presidente do BCE, Mario Draghi.

O comunicado termina com a indicação de que Juncker "tenciona dirigir-se ao Parlamento (Europeu) em Estrasburgo na terça-feira", por ocasião de um debate no hemiciclo durante a sessão plenária da assembleia.

Para o final da tarde de terça-feira está já agendada uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro, convocada pelo presidente do Conselho Europeu (e das cimeiras do euro), Donald Tusk, na sequência de um pedido nesse sentido formulado pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente francês, François Hollande.

PUB