Circular entre Estoril e Cascais na A5 vai custar cerca de 0,60 euros
Circular entre os cinco quilómetros que ligam o Estoril a Cascais pela auto-estrada de Cascais (A5) custará cerca de 0,60 euros, a partir do final de Outubro, quando o nó do Estoril estiver concluído, anunciou hoje a Brisa.
Os responsáveis da Brisa não quiseram avançar o valor definitivo da tarifa do troço Estoril-Cascais porque carece de homologação da Estradas de Portugal (EP) e do Ministério das Finanças, mas a partir do preço por quilómetro, 0,6 euros, acrescido do IVA (21 por cento), chega-se ao valor de 0,63 euros, para veículos de classe 1.
Entre Carcavelos e Cascais paga-se 1,10 euros.
A construção do nó do Estoril que se iniciou em Abril e terminará no final de Outubro, custará 4 milhões e 900 mil euros, 21 por cento dos quais pagos pela Câmara Municipal de Cascais com quem a Brisa assinou um protocolo.
O nó do Estoril e respectiva praça de portagens vão permitir a circulação entre Cascais e o Estoril.
Também em parceira com a autarquia de Cascais, as obras no nó de Cascais têm conclusão prevista para Fevereiro de 2006 e vão custar 4 milhões e 800 mil euros, sendo que cerca de metade deste valor se destinou a expropriações.
A Brisa anunciou hoje em conferência de imprensa a conclusão esta madrugada dos trabalhos da ampliação e repavimentação do nó de Carcavelos, dentro dos prazos anunciados em Maio.
"Hoje temos uma auto-estrada sem restrições à circulação", afirmou Luís Pinheiro, da Brisa.
Os trabalhos de alargamento de duas para três faixas no troço com 8,9 quilómetros entre Carcavelos e Alcabideche tinham sido concluídos a 30 de Junho e a construção dos ramos para o futuro nó do Estoril a 13 de Agosto.
Durante as obras foi reivindicado através de um abaixo-assinado na Internet a suspensão das portagens, devido aos constrangimentos provocados pela empreitada.
Luís Pinheiro reafirmou que o contrato de concessão da Brisa prevê a manutenção das portagens nessas situações.
"Independentemente da questão da contratualização, se as portagens fossem suspensas ou diminuídas haveria um acréscimo de circulação nessa altura, o que levantaria mais problemas", defendeu.
O responsável acrescentou que as obras na praça de portagens de Carcavelos não se podem realizar de noite, por motivos de segurança.
A A5 é a auto-estrada com maior volume de tráfego no país, com uma média de circulação de 70 mil carros por dia, segundo a Brisa.