Clientes de banda larga fixa e móvel aumentam no 4.º trimestre
Lisboa, 06 mar (Lusa) - O número de clientes de banda larga fixa e com acesso à Internet em banda larga móvel com utilização efetiva aumentou no último trimestre do ano passado 6,4% e 18,8%, respetivamente, em termos homólogos, divulgou hoje a Anacom.
Segundo o relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), publicado no seu `site`, cerca de 2,3 milhões de pessoas eram clientes de banda larga fixa, mais cerca de 38 mil face ao trimestre anterior, o que representa um aumento de 1,7% em termos trimestrais.
Já na banda larga móvel, o número de utilizadores que efetivamente usaram Internet em banda larga móvel chegou aos 3,47 milhões, dos quais 978 mil através de placas/modem, o que representa, em termos trimestrais, um aumento de 9,7%.
No fixo, 87% dos clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga adquiriam o serviço através de um pacote de serviços, dos quais 78% possuíam um pacote `triple-play` (telefone fixo, televisão e Internet) ou `quadruple play` (telefone fixo, televisão, internet e banda larga móvel).
Já o contrário sucedeu com o número de clientes de acesso `dial-up` que continuou a cair, chegando aos 24,8 mil, menos 1,1% face ao trimestre anterior.
O número de acessos à Internet fixos também aumentou para 2,4 milhões, representando um crescimento de 1,7% face ao trimestre anterior e de 6,6% face a igual período de 2011.
O ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa, com 45,1% do total, seguindo-se o modem cabo com 39,7%, mas apesar disso os acessos sobre fibra ótica (FTTH/B) são os que mais têm crescido: 53,2% em termos homólogos e 7,5% face ao trimestre anterior, representando 15,2% do total.
Quanto à banda larga móvel, a ANACOM justifica o crescimento com o "aumento do número de utilizadores de `smartphones`, visto que o número de placas efetivamente utilizadas para aceder à Internet encontra-se em queda pelo nono trimestre consecutivo".
No último trimestre de 2012, cerca de 28,2% dos acessos à Internet em banda larga móvel correspondiam a placas/modems USB, utilizados para aceder através de computadores desktop/laptop/pad, quando em termos homólogos o valor se situava nos 38,8%.
O tráfego de acesso à Internet em banda larga cresceu cerca de 15,4%, sobretudo devido ao aumento de 16,1% do tráfego da banda larga fixa, que representa cerca de 96,6% do total. Já o tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis caiu cerca de 1,2%.
A ANACOM lembra que o tráfego gerado pelos acessos móveis com ligação através de placas/modem representa cerca de 89,4% do total do tráfego de acesso à Internet em banda larga móvel e adianta que este caiu 2,9%.
O regulador diz ainda que, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, "a mensalidade média do serviço de acesso à Internet individualizado era de 20,4 euros no caso da Internet fixa, de 14,8 euros no caso da Internet Móvel, através de placas, e de 11,6 euros no caso do telemóvel.