Clube de Paris finaliza acordo de redução de 80% dívida iraquiana

O Clube de Paris acordou hoje um plano de redução faseada de 80 por cento da dívida iraquiana, revelaram fontes próximas da instituição representativa dos principais países credores mundiais.

Agência LUSA /

O acordo, cujas linhas gerais tinham sido aprovadas no sábado durante a reunião dos ministros das Finanças das 20 principais economias mundiais (G-20), foi bloqueado durante o dia de hoje por divergências da Rússia, que acabaram por ser contornadas.

Fonte do Clube de Paris afirmou à agência AFP que o acordo prevê a redução da dívida à instituição, avaliada em 40 mil milhões de dólares (30,6 mil milhões de euros), em três fases, conforme previsto.

O pré-acordo definia que 30 por cento (9,2 mil milhões de euros) seriam perdoados imediatamente, e os restantes 50 por cento (15,3 mil milhões de euros) através de um acordo com o Fundo Monetário Internacional.

O total da dívida iraquiana está avaliado em 120 mil milhões de dólares (91,9 mil milhões de euros), e é reclamada por países do Médio Oriente, antigo Bloco de Leste e bancos.

Os Estados Unidos, apoiados pela Grã-Bretanha, defendiam o perdão de 95 por cento da dívida ao Clube de Paris, enquanto França e Alemanha impunham como tecto os 50 por cento.

Os principais países credores do Iraque são Japão, Rússia, França, Alemanha, Estados Unidos e Itália.

PUB