CMVM pede esclarecimentos à SAD leonina

| Economia

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) confirmou hoje que pediu esclarecimentos ao Sporting sobre as notícias dos últimos dois dias, no sentido de avaliar a necessidade de a SAD leonina dar explicações ao mercado.

Fonte oficial da CMVM adiantou à agência Lusa que para já ainda não foi instaurado qualquer processo de averiguação, estando neste momento a decorrer um processo "de pedidos de esclarecimentos sobre a informação veiculada nos últimos dois dias [sobre o Sporting] em vários meios de comunicação social".

Sem querer adiantar pormenores, a mesma fonte afirmou apenas que a CMVM está neste momento a avaliar sobre a necessidade de a SAD do Sporting prestar esclarecimentos ao mercado.

Durante a tarde de terça-feira, cerca de 50 pessoas, de cara tapada, alegadamente adeptos `leoninos`, invadiram a Academia de Alcochete e, depois de terem percorrido os relvados, chegaram ao balneário da equipa principal, agredindo vários jogadores, entre os quais Bas Dost, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia e Misic e outros membros da equipa técnica.

A equipa principal do Sporting cumpria o primeiro treino da semana, depois da derrota no terreno do Marítimo (2-1), que relegou a equipa para o terceiro lugar da I Liga, iniciando a preparação para a final da Taça de Portugal, no domingo, frente ao Desportivo das Aves.

Hoje, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou que deteve quatro pessoas durante buscas realizadas na SAD do Sporting, em Alvalade (Lisboa), por "suspeitas de corrupção ativa".

Em comunicado, a PJ adianta que a operação `Cashball` envolveu 40 elementos da PJ e incluiu uma dezena de buscas domiciliárias e num clube desportivo (Sporting).

Os quatro detidos, segundo o Correio da Manhã (CM), são Paulo Silva, João Gonçalves, Gonçalo Rodrigues e André Geraldes, diretor desportivo do futebol do Sporting.

Os detidos serão agora presentes ao juiz de instrução para aplicação de medidas de coação.

Segundo o CM, o alegado esquema de corrupção no andebol envolvia "a compra de equipas de arbitragem, quer para os leões ganharem, quer para o Futebol Clube do Porto, com o qual disputaram o campeonato até ao fim, perder" e abrangeu a época de 2016/17, na qual o Sporting se sagrou campeão.

Tópicos:

Alcochete, Bas Dost Acuña Patrício William Carvalho Battaglia, Desportivo Aves, SAD Sporting Alvalade,

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.