Cofina e André Jordan investem 4ME para lançar Destak no Brasil
O grupo de media português Cofina, a editora Metro News e o empresário luso-brasileiro André Jordan vão investir 4 milhões de euros no lançamento do jornal gratuito Destak no Brasil, anunciaram hoje os parceiros.
Este valor diz respeito ao processo de arranque do jornal gratuito, que começa a ser distribuído na cidade de São Paulo no início do próximo mês de Julho, segundo um comunicado hoje divulgado.
O projecto prevê que seja atingido o equilíbrio financeiro (`break-even point`) ao fim de 3 anos.
A Cofina, parceiro estratégico do projecto, detém 15 por cento da empresa proprietária do título, a qual será maioritariamente participada (70 por cento) pelo empresário luso-brasileiro André Jordan.
Os restantes 15 por cento do capital vão ser detidos pela Metro News, empresa detida em 49 por cento pela Cofina e que é responsável pela edição do jornal Destak em Portugal.
"O projecto do Destak em S. Paulo é a concretização de um anseio pessoal antigo", afirmou André Jordan.
"Lançar o jornal em parceria com a Cofina, uma empresa com experiência e sucesso na gestão de media, assegura que será um projecto de excelência e que acrescentará valor aos leitores de S. Paulo", reforçou o empresário do sector do turismo.
O Destak de São Paulo vai assumir-se como um jornal generalista e terá uma tiragem de 200 mil exemplares, o que o tornará o maior jornal da cidade de S. Paulo.
A distribuição gratuita do jornal será focada em pontos estratégicos da cidade brasileira, nomeadamente em estações do metro, bem como em outros transportes públicos e locais de grande tráfego de pessoas.
O Destak de São Paulo vai seguir o modelo da edição original em Portugal, que foi fundada em 2001 por Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão, também accionistas da Metro News.
O título será depois adaptado em termos de desenho gráfico e conteúdo à realidade de S. Paulo e aos objectivos em termos de perfil de leitor definidos.
Com um número de páginas que pode variar entre as 20 e as 32, o jornal abordará todos os temas da actualidade, com especial enfoque nas notícias da cidade e do Brasil, mas abordando áreas como a sociedade, moda, desporto, televisão e entretenimento.
"Este projecto enquadra-se na filosofia de desenvolvimento de negócio da empresa", referiu o presidente do conselho de administração da Cofina, Paulo Fernandes.
O grupo de media português já tinha avançado este ano para o mercado espanhol, com o lançamento do jornal gratuito desportivo Penalty.