Cofina transfere 19,8% da Vista Alegre para a Celulose do Caima

A Cofina vendeu à Celulose do Caima, numa operação fora de bolsa, 19,8 por cento do capital e direitos de voto da Vista Alegre, indicou esta última em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Agência LUSA /

Uma vez que a Cofina controla 88,83 por cento do capital da Celulose do Caima (posição a que correspondem 98,69 por cento dos direitos de voto), os 19,8 por cento do capital e direitos de voto da Vista Alegre vendidos à Caima continuam a ser-lhe imputados, esclareceu o comunicado.

"Na presente data são imputados à Cofina SGPS SA 10.682.621 acções representativas do capital social da VAA - Vista Alegre Atlantis SGPS SA, correspondentes a 19,8 por cento do capital social e dos direitos de voto desta sociedade", lê-se na nota.

Esta operação surge na sequência da reorganização de negócio anunciada hoje pela +holding+ liderada por Paulo Fernandes.

Noutro comunicado enviado à CMVM, a Cofina explica que vai passar a deter só activos de media e concentrar a actividade industrial numa nova holding, denominada Altri.

A operação será feita através da cisão simples da Cofina, sendo destacada para a Altri a participação social detida na Celulose do Caima.

Os accionistas da Cofina receberão uma acção da Altri por cada acção detida no capital social da Cofina, "ficando assim as duas empresas com capitais sociais idênticos e igual em número de acções".

A operação de cisão terá como efeito nas contas da Cofina a redução do activo pelo valor contabilístico líquido da participação a destacar (cerca de 58 milhões de euros), mediante a redução de reservas livres em idêntico montante.

Simultaneamente, nas contas da Altri será integrada a participação na Caima pelo mesmo valor de 58 milhões de euros.

Os capitais próprios da Altri serão compostos por um capital social de cerca de 25,6 milhões de euros e "por reservas de fusão de cerca de 32,4 milhões de euros".

A dívida actual ficará repartida em cerca de 54 por cento pela Altri e cerca de 46 por cento pela Cofina.

A Cofina diz que "será solicitada à Euronext a admissão" à cotação das acções representativas do capital social da Altri.

"Com esta reorganização", explica a Cofina, o grupo "procura clarificar a estrutura da actividade que vem desenvolvendo, ao mesmo tempo que assegurará uma maior visibilidade e transparência para cada negócio".

"Esta reorganização por área de negócio facilitará, no mercado de capitais, a entrada direccionada de fundos especializados, ao mesmo tempo que facilita a eventual realização de parcerias ou associações estratégicas", acrescenta.

Os efeitos contabilísticos e jurídicos da operação produzirão efeitos a 1 de Março e no décimo dia útil seguinte àquele em que ocorra o registo de cisão simples, respectivamente.

As acções da Cofina seguiam a subir 0,82 por cento, para 3,70 euros, na Euronext Lisboa.

PUB