Coimbra recebeu primeira reunião de projeto de empreendedorismo no feminino

Coimbra, 19 jan (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra acolheu hoje o primeiro encontro do projeto europeu "empowerWOMENt", que envolve entidades de sete países com o objetivo de ativar os "ecossistemas" de apoio ao empreendedorismo feminino.

Lusa /

"As mulheres têm necessidades diferentes das dos homens e pretendemos fazer a ligação entre o apoio ao empreendedorismo, que já existe na região e está consolidado", e o género feminino, explicou Carla Duarte, coordenadora do IEBA Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, sediado em Mortágua, que é o parceiro nacional do projeto.

Segundo a responsável, a intenção é também combater os estereótipos e dar a possibilidade a um conjunto de entidades de existem na cidade e na região que apoiam mulheres, mas "que muitas vezes não sabem orientá-las quando têm projetos de empreendedorismo".

Carla Duarte salientou que a conciliação da vida pessoal e profissional das mulheres é sempre um dos aspetos que lhes causa mais dificuldades, nomeadamente quando têm filhos a seu cargo.

"Por causa de toda essa situação, têm o tempo mais tomado e a ligação para desenvolver os seus projetos acaba por ser mais complicada", referiu a coordenadora do projeto "empowerWOMENt" em Portugal, ressalvando, no entanto, que as mulheres quando se dedicam "são pessoas bastante empreendedoras e capazes".

Disse ainda que "as entidades de apoio ao empreendedorismo nem sempre estão despertas para estas questões e outras especificidades das mulheres", pelo que é necessário estabelecer pontes e criar metodologias que fomentem as suas iniciativas.

Promovido pela direção Provincial da Família e Políticas Sociais de Ankara, na Turquia, o projeto "empowerWOMENt" teve início em setembro e tem uma duração de dois anos, envolvendo uma parceria de oito entidades de Áustria, Espanha, França, Itália, Portugal, Roménia e Turquia.

No final do projeto, Carla Duarte gostava que as entidades de apoio ao empreendedorismo "passassem a ter uma sensibilidade e a estar muito mais despertas para as questões das mulheres, que houvesse mais mulheres empreendedoras e que se tivesse conseguido, efetivamente, fazer o seguimento de um conjunto de mulheres e de projetos que vinguem".

Por outro lado, acrescenta, ficará satisfeita se se "tiver conseguido desenvolver metodologias adequadas a saber acompanhar mulheres ao longo do processo" de apoio ao empreendedorismo, sensibilizado as entidades e adquirido competências na região.

Na sexta-feira, também em Coimbra, decorre entre as 14:00 e as 15:30 um evento de `networking` (rede de trabalho), para o qual foram convidadas várias entidades e mulheres empreendedoras de Coimbra, no sentido de "se estabelecerem contactos, (re)encontrarem colegas e entidades, e conversar sobre como impulsionar o empreendedorismo feminino".

Tópicos
PUB