Combustíveis já estão mais caros

A maioria das gasolineiras que operam em Portugal já aumentou os preços do gasóleo e da gasolina. As actualizações feitas hoje e durante o fim-de-semana pela Galp, BP e Cepsa, são justificadas com o aumento das cotações dos combustíveis nos mercados internacionais. Consoante as empresas os aumentos variam entre 1 e 1,1 cêntimos por litro no gasóleo e chegam aos 2 cêntimos, na gasolina s/chumbo de 95 octanas.

RTP /
A maioria das gasolineiras já subiu os preços da gasolina e do gasóleo para reflectir os aumentos registados nos mercados internacionais RTP

A Galp e a Cepsa subiram esta madrugada os preços. No caso da Galp, o aumento do preço de referência foi de dois cêntimos por litro para a gasolina s/chumbo 95, que passa a custar agora 1,389 euros. Já no caso do gasóleo o aumento praticado pela petrolífera portuguesa foi de um cêntimo, estando agora o preço de referência fixado em 1,184 euros.

No que respeita à Cepsa a subida no preço do litro de gasolina também foi de dois cêntimos, para 1,389 euros e a do litro de gasóleo de 1,1 cêntimos tendo este combustível passado a custar 1,185 euros.

BP vai “igualar” GalpNa BP, onde o aumento já se tinha dado no passado sábado, tanto o gasóleo como a gasolina sem chumbo 95 subiram um cêntimo por litro, tendo o litro da gasolina passado a custar 1,379 euros e o de gasóleo 1,189 euros.

No entanto, esta segunda-feira e já depois de as concorrentes terem anunciado os novos preços, a BP anunciou que vai novamente subir um cêntimo o preço do litro da gasolina às 00:00 de terça feira.

Assim, a partir da meia noite, o preço recomendado pela BP para o litro de gasolina sem chumbo 95 ficará igual ao que a Galp fixou na madrugada de hoje, passando a ser também de 1,389 euros, enquanto o litro de gasolina sem chumbo 98 sobe um cêntimo, para 1,529 euros.

Até ao momento só a Repsol mantém os preços de referência da semana passada, sendo previsível, no entanto, que também as tabelas praticadas pela gasolineira espanhola venham a ser actualizadas nos próximos dias.

A Galp, que detém a maior quota de mercado em Portugal, diz que se trata da "segunda subida do gasóleo desde meados de Agosto", quando custava 1,199 euros. Desde então, sublinha a petrolífera nacional, o preço desceu cinco vezes. Já a gasolina s/chumbo 95 subiu três vezes e desceu cinco desde 15 de Agosto. Nessa data, sublinha a empresa, cada litro de gasolina s/chumbo custava 1,419 euros.

Preços em alta nos mercados internacionais
As petrolíferas consideraram os actuais aumentos como inevitáveis uma vez que nas últimas duas semanas, o gasóleo subiu 2,76 por cento e a gasolina valorizou 7,17 nos mercados internacionais.

Recorde-se que a fixação do preço do combustível é feita com base no valor médio da gasolina e do gasóleo do mercado europeu ao longo da semana anterior. O preço ficado por cada uma das redes ainda têm em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível dos custos fixos de cada posto, pelo que os valores podem variar.

Este ano as petrolíferas já subiram os preços dos combustíveis por várias vezes. No início do ano e segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, um litro de gasolina custava em média 1,295 euros, enquanto o litro do gasóleo valia 1,057 euros. Hoje a gasolina custa mais 9,4 cêntimos por litro e o gasóleo vale mais 12,7 cêntimos que na primeira semana de 2010.

Tudo somado, isto significa que os portugueses estão a pagar mais 4,7 euros do que pagavam no início do ano para encherem um depósito com 50 litros de gasolina, e mais 6,4 euros para encher um depósito de gasóleo.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina de 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário. Antes de impostos, o cenário é um pouco diferente. O preço da gasolina desce para a décima posição, enquanto o do gasóleo sobe para o quinto lugar do 'ranking' europeu.
Tópicos
PUB