Em direto
Guerra no Médio Oriente. A evolução do conflito entre Israel e Irão

Comissão Europeia atualiza previsões económicas

por Lusa
Tarifas dos EUA entram nas contas da UE Julien Warnand - EPA

A Comissão Europeia vai atualizar esta segunda-feira as suas previsões económicas, que serão impactadas negativamente pela incerteza causada pelas tensões comerciais devido aos anúncios norte-americanos de tarifas, devendo rever em baixa a estimativa sobre o crescimento económico.

Após ter adiado por uns dias a apresentação destas projeções, argumentando ser necessário mais tempo para o trabalho técnico devido à incerteza económica, o executivo comunitário apresenta hoje as previsões de primavera referentes ao crescimento económico da zona euro e da União Europeia (UE), com indicadores para todos os Estados-membros e outras grandes economias.

Esta será a primeira apresentação desde os anúncios norte-americanos no início do ano de pesadas tarifas à UE – já que as últimas previsões foram divulgadas em novembro passado – e prevê-se que a Comissão Europeia calcule o real peso, tendo já antecipado impactos negativos.

Cálculos da Comissão Europeia, divulgados em meados de abril, dão conta de que os novos direitos aduaneiros norte-americanos podem implicar perdas de 0,8% a 1,4% no PIB dos Estados Unidos até 2027, sendo esta percentagem de 0,2% do PIB no caso da UE.

Nas previsões económicas divulgadas em novembro passado, Bruxelas estimou que o PIB do euro cresça 1,3% este ano, piorando pela terceira vez consecutiva tal projeção (após estimativas de 1,4% e de 1,5%).


PUB