Comissão Europeia pede "grande investimento" em redes e armazenamento energético
A presidente da Comissão Europeia apelou hoje a um "grande investimento" em redes energéticas, interconectores e nas capacidades de armazenamento de eletricidade para tentar contrariar os preços de energia "estruturalmente elevados" na União Europeia (UE).
"Conversámos sobre a questão complicada de resolver que é preço da energia. Os preços da energia [na UE] são estruturalmente elevados", disse Ursula von der Leyen, durante uma conferência de imprensa conjunta com o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em Bruxelas, na Bélgica.
"Um grande investimento em interconectores, nas redes [elétricas] e no armazenamento [de energia]" pediu a presidente do executivo comunitário, considerando que é "preciso baixar" os preços que os cidadãos pagam pela energia.
Reconhecendo que os países do bloco comunitário têm um problema energético, na sequência do `corte` no abastecimento de energia russa por causa da invasão ao território ucraniano, Ursula von der Leyen considerou que há outras maneiras de obte-la.
E apontou as renováveis como o caminho, sustentando que são "baixas [nas emissões] em carbono]" -- alinhando esta ideia com os objetivos da transição ecológica.
No entanto, completou a presidente da Comissão Europeia, nada é possível sem "capacidade para armazená-la" e uma rede que seja capaz de abastecer os países do bloco comunitário.