Companhia aérea Qantas estreia biocombustível num dos seus aviões
Sidney, Austrália, 13 abr (Lusa) -- A companhia aérea de bandeira australiana, Qantas, utilizou pela primeira vez biocombustível num dos seus aviões, como parte de uma iniciativa a favor da redução das emissões de gases de efeito estufa, informaram fontes da empresa.
A aeronave em causa, que estabeleceu a ligação entre as cidades de Sidney e Adelaide, recebeu a injeção de uma mistura de combustível convencional e combustível elaborado com óleo de cozinha reciclado, em quantidades iguais.
O diretor executivo da Qantas, Alan Joyce, também anunciou hoje o lançamento de um estudo sobre a viabilidade de produção deste tipo de combustível na Austrália, a ser financiado pelo governo de Camberra e que contará com o apoio técnico da Shell.
"As alternativas ao combustível convencional são vitais para que aquela indústria de aviação cumpra os ambiciosos objetivos de reduzir as emissões de gases", indicou Joyce.
Além disso, a companhia aérea de baixo custo Jetstar, subsidiária da Qantas, começará a voar com biocombustível a partir do dia 19, de acordo com um comunicado da empresa.
Este biocombustível misto, comercializado pela empresa internacional SkyNRG, está certificado para uso comercial e polui menos do que o convencional.