Concorrência notificada sobre controlo conjunto da moageira German

Lisboa, 30 ago (Lusa) - A MCFI, sociedade que encabeça um grupo empresarial de moagem de cereal para produção de farinha, e a Ribatejana, do mesmo ramo, notificaram a Autoridade da Concorrência da aquisição do controlo conjunto sobre a empresa de moagem Germen.

Lusa /

A Germen, fundada em 1991, resultando da fusão da Companhia Aveirense de Moagens e da Sociedade Fomento Industrial, moageiras fundadas em 1920, tem como principais áreas de negócio a produção de farinhas de trigo, farinhas de centeio, farinhas de arroz e de trigo para alimentação infantil.

A Ribatejana já controlava, conjuntamente com a MCFI, a Granel - Moagem de Cereais.

A MCFI é uma sociedade gestora de participações sociais de um grupo de empresas entre as quais a Moagem Ceres A. de Figueiredo & Irmão, S.A. ("Ceres"), condenada em 2009 pela AdC, juntamente com mais 10 empresas de moagem de farinha, por entre dezembro de 2000 e setembro de 2004 ter praticado aumentos concertados no preço da farinha e comunicado, ao mesmo tempo, novos preços aos clientes.

No setor da panificação, a AdC já tinha condenado, em 2008, a Associação dos Industriais de Panificação de Lisboa por associação de empresas com o objetivo de impedir, restringir ou falsear a concorrência, através da troca de informações sobre preços.

Tópicos
PUB