Conselho de administração da Global Media destituído

A decisão foi tomada depois da assembleia-geral de acionistas. A RTP apurou que o novo CEO deverá ser Vítor Coutinho.

RTP /

Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

António Mendes Ferreira, Kevin Ho e Marco Galinha mantêm-se como administradores e o World Opportunity Fund sai da estrutura acionista.

Na ordem de trabalhos da reunião estava um possível aumento de capital de cinco milhões de euros que afinal não vai acontecer.

Antes do encontro, os trabalhadores mostraram preocupação com os salários em atraso. A administração promete resolver o assunto, logo que esteja definida uma nova equipa de gestão.

Acionistas com "plena confiança" na vova administração

"Os acionistas do GMG depositam no Conselho de Administração, agora recomposto, plena confiança na missão de proteger e elevar o grupo, as suas marcas e os seus profissionais", pode ler-se numa comunicação interna a que a Lusa teve acesso.

Os acionistas da Global Media nomearam hoje Diogo Queiroz de Andrade, Rui Rodrigues e Vítor Coutinho como novos administradores e a Comissão Executiva vai ser designada "nos próximos dias", disse à Lusa fonte ligada ao processo.

No comunicado, os acionistas confirmam que na AG desta segunda-feira "foi aprovada por unanimidade a nomeação para o atual mandato do Conselho de Administração" e foram nomeados José Pedro Soeiro, Victor Menezes, Vítor Coutinho, Diogo Queiroz de Andrade e Rui Rodrigues, mantendo-se em funções Marco Galinha, Kevin Ho e António Mendes Ferreira. Cessaram funções os membros do Conselho de Administração que se encontravam demissionários.

"A Comissão Executiva será nomeada atempadamente", adiantam os acionistas no comunicado, sendo que de acordo com fontes ligadas ao processo, contactadas pela Lusa, Vítor Coutinho deverá ser o nome indicado para presidir àquele órgão.

Vítor Coutinho foi sacerdote da diocese de Leiria-Fátima e, desde 2006, tem dividido a sua atividade profissional entre a docência universitária e a participação na gestão de empresas e organizações. É professor auxiliar da Universidade Lusíada desde 2023 e tem um doutoramento com especialidade em bioética, feito na Alemanha.

Já Diogo Queiroz de Andrade é jornalista de origem, autor de documentários e livros, bem como investigador e educador e era desde o ano passado diretor de inovação da GMG.

Rui Rodrigues é licenciado em marketing e publicidade e desde 2016 é sócio-gerente da Vip House, empresa de construção de luxo e promoção imobiliária. Foi diretor de publicidade na TSF Porto, entre 1990-1992, diretor comercial da Rádio Comercial, Rádio Cidade, Rádio Nostalgia e Rádio Nacional (1997-1999), passou ainda pela TVI e Media Capital Rádios enquanto diretor comercial, coordenador e administrador comercial (1999-2001), e pela RTC e RTP (2001-2003).


c/ Lusa
PUB