Consórcio desiste da construção de mega-centro comercial na cidade
Leiria, 29 Dez (Lusa) - O consórcio Multi Development/Lena Construções, que ganhou o concurso para a construção de um mega-centro comercial na cidade de Leiria, anunciou hoje que desistiu do projecto devido ao atraso na adjudicação e à conjuntura económica.
Em comunicado, o consórcio invoca um "desajustamento do projecto à realidade, devido ao atraso na adjudicação", e às "muitíssimo adversas condições económicas e financeiras da conjuntura nacional e internacional" para se desvincular do projecto Forum Leiria.
A mesma nota, que cita uma carta enviada à Câmara Municipal de Leiria, refere que a proposta do MDC/Lena "foi apresentada em 10 de Julho de 2007, ou seja, já há um ano e cinco meses, e que foi adjudicada ao consórcio há já seis meses".
Tendo em conta o decurso do tempo, o consórcio faz saber que a proposta "ficou desajustada da realidade a um ponto tal" que deixou de haver "interesse objectivo na respectiva execução".
Por outro lado, o MDC/Lena aponta o "impacto vincadamente negativo nos sectores imobiliário e bancário e na actividade do consumo em geral", situações que "prejudicam, a montante, a estratégia de financiamento com capitais próprios e alheios inicialmente pensada e, a jusante, a estratégia comercial agregada à (futura) unidade comercial de dimensão relevante".
Confrontada com a desistência do projecto, a autarquia afirmou que "oportunamente serão dadas informações".
O anúncio do consórcio vencedor para a construção do Fórum Leiria ocorreu a 01 de Abril, a que se seguiu um recurso do consórcio classificado em segundo lugar. a Chamartín.
Dois meses depois, a Câmara confirmou a intenção de entregar a empreitada ao MDC/Lena, mas a Chamartín interpôs uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria.
A decisão da primeira instância foi favorável à Câmara de Leiria, mas o consórcio derrotado recorreu para o Tribunal Central Administrativo Sul.
Ao concurso público para a construção do primeiro mega-centro comercial da cidade de Leiria concorreram três consórcios que se comprometiam a assumir contrapartidas obrigatórias para o município, desde a construção de um pavilhão multiusos, um novo mercado, um centro associativo, um novo parque de lazer ribeirinho e a conclusão do topo norte do estádio de futebol, um dos palcos do Euro2004.
O grupo vencedor - que gere os centros comerciais Forum - era o que oferecia mais dinheiro (1,5 milhões de euros) e 65 milhões nas contrapartidas obrigatórias, propondo ainda assumir a construção de um parque desportivo, um patinódromo e a relocalização do Mercado do Levante.
Já o grupo Chamartin (proprietário dos shoppings Dolce Vita) oferecia 1,2 milhões em dinheiro, 73 milhões de euros em contrapartidas, mais a relocalização do Mercado do Levante, uma galeria cultural e a antecipação dos prazos de construção de dois anos para 19 meses.
Finalmente, a Multicenco (do grupo Immochan, que possui os hipermercados Jumbo) previa a relocalização do Mercado do Levante como única contrapartida facultativa, oferecendo também cem mil euros em dinheiro e 39 milhões nos equipamentos impostos pela autarquia.
SYR/PJA
Lusa/Fim