Consórcio Fomentinvest e Caixa Capital vai investir 24 ME na construção central fotovoltaica do MARL

Lisboa, 28 Jan (Lusa) - O consórcio constituído pela Fomentinvest e pela Caixa Capital vão investir 24 milhões de euros na construção da central fotovoltaica do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), cujo contrato de concessão é assinado hoje.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O consórcio, cujo contrato de alienação é assinado hoje com a presença do ministro da Economia, Manuel Pinho, vai pagar 1,5 milhões de euros por 95 por cento do capital da MARL Energia.

Os restantes 5 por cento vão manter-se na propriedade da MARL.

O investimento total esperado é de 24 milhões de euros, durante os 12 meses que deverá demorar a construção da central, que é considerada a maior central fotovoltaica do mundo em ambiente urbano.

A exploração da central será concessionada durante 25 anos.

A central fotovoltaica do MARL, cujos painéis serão instalados nas coberturas dos edifícios, vai ter uma potência instalada de 6 megawatts (MW), o que permitirá abastecer mais de três mil lares, ou seja, cerca de 12 mil pessoas.

O consórcio Fomentinvest/Caixa Capital ganhou o concurso para a construção e exploração da central fotovoltaica, ao qual concorreram cinco entidades.

Esta iniciativa enquadra-se na aposta do Governo nas energias alternativas, que prevê para o sector um investimento de 8 mil milhões de euros e a criação de cerca de 10 mil postos de trabalho.

PUB