Consumo de etanol supera o de gasolina pela primeira vez em 20 anos
São Paulo, Brasil, 11 Abr (Lusa) - O consumo total de etanol superou o de gasolina pela primeira vez em 20 anos, em todo o país, informou a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o regulador brasileiro do sector.
Em Fevereiro deste ano, foram consumidos 1,432 mil milhões de litros de etanol, e 1,411 mil milhões de litros de gasolina, em todo o Brasil.
O consumo total de etanol não superava o de gasolina desde o final da década de 80, período em que o programa governamental de apoio à produção de biocombustível atingiu o seu auge.
Os baixos preços do etanol ao consumidor e o aumento do número dos chamados carros flex são as principais razões do aumento do combustível produzido a partir da cana-de-açúcar.
Actualmente, cerca de 80 por cento dos carros fabricados no Brasil têm motores do tipo flex, que permitem a utilização de etanol, gasolina ou uma mistura de ambos em qualquer proporção.
"A tendência é que esse quadro se mantenha daqui para frente, já que o volume de carros flex não pára de crescer no mercado", disse o superintendente de Abastecimento da ANP à agência Brasil.
Édson Silva sublinhou que, nos primeiros dois meses deste ano, o consumo de etanol aumentou 56 por cento, em relação a igual período no ano passado.
O consumo de gasolina, entretanto, aumentou apenas 2,9 por cento, no mesmo período em análise.
Segundo especialistas, as emissões de CO2, gás responsável pelo efeito estufa, de um carro com gasolina são cerca de dez vezes maiores do que as emissões de automóvel movido a etanol.