"Contrato para exploração de minas de ouro enche-nos de expectativas", confessa a Câmara de Penedono
Viseu, 19 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Penedono, Carlos Esteves, considerou hoje que o investimento anunciado para as minas de ouro de Santo António é "uma oportunidade para o desenvolvimento económico local".
"A assinatura do contrato de concessão experimental das minas de Santo António, na Granja, deixa-nos recheados de expectativas. São uma oportunidade para o desenvolvimento económico local", referiu.
A empresa canadiana Colt Resources e o Governo assinam, na quarta-feira, contratos de concessão experimental das minas de tungsténio em Tabuaço e de ouro em Penedono, num investimento que ronda os 97 milhões de euros.
Estes dois projetos da Colt Resources - empresa que se dedica à prospeção, exploração e desenvolvimento de projetos mineiros - permitirão criar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos.
O autarca de Penedono sublinha que "este é um projeto objetivo, com credibilidade", que traz ao concelho "grandes expectativas" para os próximos quatro anos.
"Como sou um otimista, quero acreditar que muita coisa boa se irá passar. Pela informação que tenho, vão criar-se muitos postos de trabalho, que começarão a fazer-se sentir dentro de ano e meio", revelou.
Carlos Esteves explicou que o concelho a que preside tem uma taxa de desemprego semelhante à média nacional, padecendo também de algum despovoamento.
"Este novo investimento nas minas de ouro de Santo António, desativadas há cerca de 60 anos, terá influência positiva na sustentabilidade da região", concluiu.