Cooperativa Agrícola de Felgueiras exporta três milhões de garrafas vinho verde para Alemanha
A Cooperativa Agrícola de Felgueiras vai exportar até final do ano, para a Alemanha, três milhões de garrafas de vinho verde no valor de 3,5 milhões de euros, disse o seu presidente.
Aurélio Carvalho adiantou que as garrafas estão a ser vendidas à cadeia de supermercados Aldy, uma das maiores da Alemanha: "prevemos que este contrato seja mantido e possivelmente ampliado em 2008", adiantou.
A Cooperativa Agrícola é um dos membros da Confraria do Vinho Verde de Felgueiras, presidida pela autarca local Fátima Felgueiras, que agrega ainda, para além de vários produtores individuais, a sociedade Vinhos Borges, SA - que produz a o vinho da marca Gatão - e a Quinta da Lixa.
Aurélio de Carvalho adiantou que foram já enviados 65 camiões/TIR com 20 mil garrafas cada para a Alemanha, devendo as restantes seguir pela mesma modalidade de transporte até final do ano.
O município de Felgueiras produz anualmente 15 milhões de litros de vinhos verdes, brancos e tintos, cerca de 25 por cento do total que é produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
O "verde" felgueirense tem características próprias, já que nele predominam os vinhos feitos a partir da casta azal.
A vitivinicultura representa 15 por cento da economia local, o que lhe confere grande valor económico-social.
A Confraria de Felgueiras geminou-se recentemente com a Confraria do Mar de Matosinhos, "casamento" que tem sábado uma segunda "boda": um almoço de "frutos do mar" acompanhado do vinho verde de Felgueiras.
A iniciativa, que se insere nas Festas do Senhor de Matosinhos, integram-se - disse Fátima Felgueiras à Lusa - numa estratégia de promoção dos produtos e serviços de Felgueiras, já que - frisou - "o vinho anda ligado à gastronomia, à paisagem agrícola e ao turismo".
"Embora a principal actividade económica de Felgueiras seja a da indústria de calçado, a produção de vinho tem grande valor económico e social, quer pela riqueza que cria quer pelo emprego que gera", afirmou.
A geminação entre Felgueiras e Matosinhos envolve uma missa e um cortejo de confrades das duas localidades, que antecede o almoço à base de peixes e crustáceos.