Cooperativa de Freixo de Numão, Foz Côa, investe 6 ME na reconversão de vinha

| Economia

A Cooperativa de Olivicultores e Vitivinicultores de Freixo de Numão (COVFM) e os seus associados investiram nos últimos cinco anos cerca de seis milhões de euros na reconversão de vinhas, com recurso a fundos provenientes do programa VITIS.

Ilídio Santos, presidente da direção da COVFM, disse hoje à agência Lusa que a reconversão da vinha na área de influência daquela cooperativa do concelho de Foz Côa aumentou em cerca de 50% a produção de vinho, o que obrigou a uma restruturação da estrutura da adega cooperativa.

"Por este motivo, a Cooperativa viu-se obrigada a realizar um conjunto de investimentos superiores a um milhão de euros, recorrendo ao crédito bancário em 750 mil euros, colocando uma dúzia de novas cubas de fermentação e duplicando a capacidade de frio, entre outras melhorias", explicou o dirigente.

Segundo previsões dos dirigentes da estrutura vitivinícola, as obras de modernização em cursos na COVFM estarão concluídas no final de julho.

Nos últimos dez anos, a Cooperativa de Olivicultores e Vitivinicultores de Freixo de Numão "passou de uma situação de grandes dificuldades, para uma posição sólida".

"Apostámos numa gestão de rigor e de transparência. Há cinco anos, realizamos então, um conjunto de obras que nos permitiu aumentar a qualidade e quantidade dos vinhos", disse Ilídio Santos.

O programa Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão das Vinhas (VITIS) está em vigor até 2018, o qual concede ajudas à replantação, reenxertia ou sobreenxertia de vinha.

A COVFM está situada no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, em plena Região Demarcada do Douro, e está a celebrar o seu 60º aniversário com uma agenda " repleta de iniciativas".

A Cooperativa agrega mais de um milhar de produtores de vinho e azeite daquele território do Douro Superior.

Tópicos:

Cooperativa Olivicultores Vitivinicultores Freixo, Freixo Numão Foz Côa, Reestruturação Reconversão, VITIS Ilídio,

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.