Coreia do Sul com superavit recorde de milhares de milhões

Seul, 28 nov (Lusa) -- A Coreia do Sul obteve em outubro um superavit da conta corrente equivalente a 7.005 milhões de euros, um recorde histórico possível com as exportações de automóveis e de produtos de alta tecnologia, revelou hoje o Banco da Coreia.

Lusa /

O superavit de outubro foi muito superior ao de setembro quando o Banco registou o equivalente a 4.820 milhões de euros e traduz o maior valor desde 1980, quando a Coreia do Sul iniciou a compilação dos dados.

Outubro foi também o 21.º mês consecutivo em que a balança encerrou positiva.

As exportações sul-coreanas, o principal motor da economia do país, aumentaram em outubro 8,2% em termos anuais para o equivalente a 38.701 milhões de euros, enquanto as importações subiram apenas 5,6% para o equivalente a 33.301 milhões de euros.

Com os dados de outubro o superavit da conta corrente da Coreia do Sul eleva-se a 42.925 milhões de euros com as previsões do Banco da Coreia para os 12 meses do ano a fixar-se em cerca de 46.415 milhões de euros, acima dos 31.785 milhões de euros de 2012.

A balança da conta corrente reflete os pagamentos e receitas por trocas com o exterior de bens, serviços, rendas e transferências e é considerada um dos indicadores comerciais mais abrangente de um país.

Tópicos
PUB