Corte de 5000 postos de trabalho da Fujitsu não deverá ter impacto em Portugal

Lisboa, 07 fev (Lusa) - O grupo informático japonês Fujitsu anunciou hoje uma profunda reorganização nos negócios de semi-condutores, o que não deverá ter impacto em Portugal, uma vez que as empresas do grupo presentes no país não desenvolvem essa atividade.

Lusa /

Segundo noticiou hoje a France Presse, o grupo Fujitsu registou perdas de 747,6 milhões de euros nos últimos nove meses de 2012 e anunciou hoje a intenção de negociar com os sindicatos o corte 5.000 postos de trabalho em todo o mundo, correspondentes a 2,9% da força de trabalho, num universo de 170 mil trabalhadores.

Em causa está também a transferência de 4.500 funcionários no quadro de um processo de reagrupamento das suas atividades de circuitos integrados com as da sua compatriota Panasonic e outras operações.

Contactada pela Lusa, a sede do grupo em Tóquio confirmou que "o corte vai afetar vários países", mas "ainda não foi tomada a decisão sobre quais".

O grupo Fujitsu tem mais de 10 companhias a nível mundial, entre elas a Fujitsu Technology Solutions e a Fujitsu Telecomunicações que estão presentes em Portugal, a primeira com 1000 trabalhadores no país, 640 dos quais no Centro de Competências de Lisboa, e a segunda com 90 trabalhadores.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Fujitsu Technology Solutions em Portugal, líder no setor do retalho, não quis comentar eventuais despedimentos em Portugal, apenas frisou que a empresa registou um crescimento de 24% no ano fiscal terminado a 31 de marco de 2012 e prevê este ano um crescimento de 10% para este ano e 15% para o próximo.

Também hoje, a Fujitsu Technology Solutions, responsável pelo negócio da Fujitsu na Europa continental, Médio Oriente, África e Índia (CEMEA&I), anunciou uma "transformação significativa na operação da companhia" e procura reduzir as despesas operacionais anuais em 150 milhões de euros, segundo um comunicado a que a Lusa teve acesso.

O comunicado da empresa adianta que "irá manter a sua forte aposta nos produtos de infraestrutura para `datacenters` e sistemas de `workplace`" e "vê um elevado potencial de crescimento na área dos serviços" naquela região.

A Fujitsu Technology Solutions vai apostar num modelo de negócio baseado em serviços e soluções e "irá equilibrar e otimizar o seu portfolio de produtos e coordenar de forma mais ativa a investigação, desenvolvimento, fornecimento e produção com a operação da Fujitsu no Japão", para aumentar a rentabilidade, refere ainda a empresa.

"Neste domínio, a proximidade da fábrica da Fujitsu Technology Solutions de Augsburg (Alemanha) com os clientes europeus é vista como uma considerável vantagem competitiva", destaca.

Tópicos
PUB