Costa considera projeto de Sines 4.0 "simbólico" dos objetivos do Governo para um "país de alto talento"

por RTP

Foto: Lusa

Sines vai receber projeto de 3,5 mil milhões que vai criar 1200 empregos qualificados e o primeiro-ministro esteve presente na cerimónia de assinatura de contrato do direito de superfície, o primeiro passo para a construção desse mega datacenter. António Costa saudou o investimento, que classificou de "simbólico" dos objetivos do Governo de criar emprego de qualidade e qualificado e de uma transição digital e energética.

Para Costa, este investimento é simbólico dos três pilares que pretende para o desenvolvimento nacional: uma localização que assegura a conectividade global; uma capacidade única de produzir energia renovável e a baixo custo; e poder estar na linha da frente da transição para uma sociedade digital.

O chefe do Executivo considera que a transição digital e energética, que devem andar a par, não são uma ameaça para o desenvolvimento e para a criação de emprego. Pelo contrário, assegura, dando o exemplo o atual projeto de data center para Sines como captador de emprego de qualidade.

António Costa argumenta que os investimentos já não são feitos em busca de lugares com salários baixos, e que é a inovação e o talento que está no centro dessa decisão. Um campo onde Portugal pode continuar a ganhar espaço, garante.

Por outro lado, destaca a vantagem estratégica da localização de Portugal e da aposta nas energias renováveis, que permite que o país tenha a energia solar mais barata do mundo e acrescenta que este valor da energia foi fundamental para o grupo estrangeiro escolher Portugal e Sines para se instalar.

Costa ironiza que agora é o tempo de "vingança" de Portugal depois da localização periférica ter sido um factor de atraso do país aquando da revolução industrial.
pub