Costa responde ao PSD. PM diz que nunca tentou proteger Isabel dos Santos

por RTP

O primeiro-ministro já respondeu às perguntas do PSD sobre o caso Banif e Isabel dos Santos. O caso foi exposto no livro do antigo governador, Carlos Costa, onde se afirmara que o primeiro-ministro intercedeu pela filha do então presidente de Angola.

António Costa disse agora que foi o Banco de Portugal que decidiu que a venda do Banif num contexto de resolução era a única alternativa à liquidação e que todo o processo foi conduzido pelo regulador, que é também a Autoridade de Resolução.

Sobre a proteção a Isabel dos Santos de que fala Carlos Costa no livro de memórias, o primeiro-ministro garantiu que nunca fez qualquer diligência junto do governador ou de que qualquer outra pessoa em favor da empresária angolana.

António Costa afirmou que nunca se manifestou se Isabel dos Santos devia ou não ser considerada idónea para ser administradora do Eurobic e muito menos por ser filha do presidente de um país amigo.

António Costa diz mesmo que a decisão do governo de legislar de forma a Isabel dos Santos perder o direito de veto no BPI contraria a intenção de ter tentado proteger a empresária angolana.
pub