Cotações da Euronext Lisboa deverão fechar 2004 com ganho entre 10 e 15 %

As cotações do mercado bolsista português deverão fechar este ano com uma valorização de entre 10 e 15 por cento, defendeu hoje o administrador-interino da Euronext Lisboa.

Agência LUSA /

"Em 2003, o mercado valorizou-se cerca de 15 por cento, e, em 2004, que ainda não acabou, deverá fechar com um ganho à volta de 10- 15 por cento", afirmou Abel Ferreira, falando em Lisboa na conferência Mercado de Capitais - Perspectivas 2005, organizada pelo Diário Económico.

No ano passado, o índice de referência PSI 20 ganhou 15,84 por cento, estando actualmente a subir 12,3 por cento em 2004.

"2004 foi um bom ano para o mercado de capitais português.

Vamos trabalhar para que 2005 seja, pelo menos, um bocadinho melhor", acrescentou Abel Ferreira, administrador-interino da Euronext Lisboa, após a saída de João Freixa para a vice-presidência da Caixa Geral de Depósitos.

Salientando que o mercado português, na prática, "nasceu nos anos 90, passando só a partir de 1997 a ser considerado um mercado desenvolvido", Abel Ferreira defendeu que "há motivos para sentir orgulho no nosso mercado de capitais".

O responsável lembrou que, na semana passada, a Euronext Lisboa bateu alguns máximos de vários anos em termos de liquidez, tanto no mercado a contado como nos derivados, defendendo que "os números mostram que as coisas não estão a correr assim tão mal".

PUB