Economia
Crescimento em 2023. "Economia portuguesa não para de surpreender"
O PIB português cresceu 2,2 por cento em termos homólogos e 0,8 em cadeia no quarto trimestre de 2023, evitando assim a recessão técnica. O crescimento no conjunto do ano foi de 2,3 por cento. Em entrevista à RTP3, o ministro cessante da Economia, António Costa Silva, assinalou que esta estimativa rápida do INE supera a previsão do Governo.
Foto: Tiago Petinga - Lusa
Costa Silva referiu-se também aos indicadores de confiança igualmente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
"Também são muito claros. O índice de confiança dos consumidores cresceu em dezembro do ano passado, voltou a crescer em janeiro. O índice de clima económico, que reflete as expectativas das empresas e dos empresários, cresceu em novembro e em dezembro do anos passado, voltou a crescer em janeiro e em todos os sectores, da indústria transformadora à construção, das obras públicas aos serviços", frisou.
Questionado sobre o facto de a economia manter a tendência de crescimento em contexto de crise política interna e agitação internacional, o ministro da Economia quis assinalar "a capacidade exportadora do país".